Participamos do

Kuczynski fica à frente na disputa presidencial do Peru

18:40 | Jun. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol) informou nesta quinta-feira que o ex-economista do Banco Mundial Pedro Pablo Kuczynski ganhou a maioria dos votos nas eleições presidenciais mais disputadas em 54 anos no Peru, com 100% das urnas processadas. A rival dele no segundo turno, Keiko Fujimori, ainda precisa se pronunciar sobre a derrota.

Quatro dias após a votação de domingo, o ONPE anunciou que 100% das atas eleitorais foram processadas. Kuczynski ganhou 50,121% dos votos, ante 49,879% da rival. Keiko aparecia à frente nas pesquisas, com pequena vantagem, mas enfrenta muita rejeição por ser filha do ex-presidente Alberto Fujimori, hoje preso após ser condenado por crimes contra a humanidade e corrupção.

Os partidários de Kuczynski celebraram após a atualização das apurações, nas proximidades da sede da campanha dele. O candidato enviou uma breve mensagem no Twitter, agradecendo o apoio. "Agora é hora de trabalharmos juntos pelo futuro de nosso país", escreveu.

Alguns votos, cerca de 50 mil, ainda são alvo de disputa e podem vir a ser contabilizados. Segundo especialistas, porém, é quase impossível que Keiko consiga reverter a vantagem, de cerca de 40 mil votos, para superar Kuczynski. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente