Participamos do

Indonésia faz disparos de advertência contra barco de migrantes

Apesar dos pedidos de ajuda, as autoridades da província de Aceh (norte de Sumatra) proibiram que os migrantes deixassem o barco
07:37 | Jun. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A ONU e várias ONGs pediram nesta sexta-feira, 17, ao governo da Indonésia que permita a dezenas de migrantes do Sri Lanka descer de uma embarcação bloqueada no mar há uma semana, mas a polícia fez disparos de advertência contra o barco, segundo testemunhas.

Os 44 migrantes a bordo da embarcação com bandeira indiana, pertencentes à minoria tâmil e que incluem crianças e mulheres, estão bloqueados desde 11 de junho perto de uma praia do norte da ilha de Sumatra.

O motor do barco sofreu um problema durante uma viagem que tinha a Austrália como destino.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar dos pedidos de ajuda, as autoridades da província de Aceh (norte de Sumatra) proibiram que os migrantes deixassem o barco. Também anunciaram que a embarcação seria rebocada para águas internacionais depois dos reparos.

Na quinta-feira, 16, a polícia atirou para o alto quando cinco mulheres desceram da embarcação perto de uma praia de Lhoknga, segundo um correspondente da AFP.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) manifestou "preocupação" com as condições de vida ds migrantes. A Anistia Internacional (AI) e outras ONGs fizeram um apelo às autoridades para que permitam o desembarque.

"Estas pessoas já foram obrigadas a suportar uma longa e dura viagem. Agora que chegaram a Aceh, deveriam ser autorizadas a desembarcar e a reunir-se com representantes do Acnur", afirmou a AI em um comunicado.

Autoridades indonésias em Aceh afirmaram que os migrantes não possuem as permissões necessárias para desembarcar no país do sudeste asiático, que fica a milhares de quilômetros do Sri Lanka.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente