Participamos do

Hillary vence primárias em Porto Rico e amplia vantagem sobre Sanders nos EUA

09:45 | Jun. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton venceu com folga as primárias do Partido Democrata em Porto Rico, realizadas no domingo. Com isso, Hillary aumentou sua vantagem sobre o rival Bernie Sanders na corrida pela indicação à vaga democrata na disputa pela presidência dos Estados Unidos.

Após uma vitória no sábado nas Ilhas Virgens dos EUA e a de domingo em Porto Rico, Hillary precisa de menos de 30 delegados para atingir os 2.383 necessários para garantir a nomeação democrata, segundo contagem da agência Associated Press.

Os eleitores de Porto Rico não podem votar na eleição geral, mas sim nas primárias. O quadro delicado da economia local pode estar presente na campanha presidencial, já que dezenas de milhares de porto-riquenhos abandonaram a ilha para fugir da economia fraca, com muitos deles radicados na Flórida. Os dois pré-candidatos se comprometeram a ajudar o governo da ilha a tentar reestruturar uma dívida pública de US$ 70 bilhões que, na avaliação da principal autoridade local, é impagável.

Hillary e Sanders passaram o domingo em campanha na Califórnia, o Estado que concede mais delegados entre os cinco que realizam primárias nesta terça-feira. Com um bom desempenho, Hillary pode chegar ao número de delegados necessário nesta terça-feira.

Hillary já conseguiu 1.807 delegados em primárias e caucus, enquanto Sanders obteve 1.516. Quando se inclui na contagem os chamados superdelegados, que votam em quem quiser independentemente dos resultados das primárias, a vantagem da ex-primeira-dama é bem maior, de 2.355 a 1.562. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente