Participamos do

Escócia vota contra Brexit e primeira-ministra diz que país se vê parte da UE

06:00 | Jun. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Diante da decisão dos eleitores britânicos de deixar a União Europeia, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, sinalizou que pode trabalhar pela adesão da Escócia ao bloco europeu. Entre escoceses, o voto pró-Europa venceu por 62%. Analistas políticos dizem que essa possibilidade abriria caminho para a independência do país do Reino Unido.

Dados da Comissão Eleitoral mostram que os escoceses votaram majoritariamente pela permanência no grupo europeu: 62% dos votos foram a favor da UE e 38% pela saída do grupo.

A diferença para o placar nacional - que sinaliza vitória do Brexit por 52% a 48% - já gera reação na principal liderança política da Escócia. "O voto deixa claro que a população da Escócia vê o seu futuro como parte da União Europeia", disse Nicola Sturgeon, que classificou a mensagem das urnas escocesas como "definitiva".

Lideranças escocesas já sinalizavam que, em caso de vitória do Brexit, passariam a trabalhar pela possível associação da Escócia à UE. Isso pode retomar o plano de independência do Reino Unido. Em 2014, escoceses votaram "Não" à separação dos demais britânicos com vantagem de 55,3%.

Sobre esse tema, a escritora Joanne Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling, atacou nesta madrugada o primeiro-ministro David Cameron. Pelo Twitter, a criadora da série Harry Potter acusou o político de quebrar duas uniões: a União Europeia que perde o Reino Unido e o próprio Reino Unido que pode perder a Escócia. "Agora, a Escócia procurará a independência. O legado de Cameron será acabar com duas uniões", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente