Participamos do

Escócia prepara lei para plebiscito sobre independência do Reino Unido

09:20 | Jun. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Seis horas após o anúncio da vitória do voto pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, anunciou que começa a trabalhar na proposta de um novo plebiscito sobre a independência da Escócia do Reino Unido. Com o argumento de que escoceses votaram majoritariamente a favor do grupo europeu, a líder regional disse que é "altamente provável" a realização de uma nova consulta nos moldes da votação feita em 2014.

Enquanto a votação geral do plebiscito deu vitória ao Brexit por 52% a 48%, o placar na Escócia mostra resultado oposto: 62% de apoio à permanência na UE contra 38% do Brexit. Por isso, a primeira-ministra escocesa diz que um novo plebiscito sobre a independência dos demais britânicos é uma opção que "está sob a mesa". "Eu estou determinada a fazer o que for necessário para garantir que essas aspirações sejam materializadas", disse.

Nicola Sturgeon classificou como "democraticamente inaceitável" a perspectiva de que a Escócia deixará a União Europeia contra o desejo de seus cidadãos. Por isso, informou que o governo começa a preparar a legislação para um segundo plebiscito. Em 2014, escoceses votaram "Não" à separação dos demais britânicos com vantagem de 55,3%. A primeira-ministra disse muitos que votaram "Não" naquela ocasião podem reavaliar o voto diante das novas circunstâncias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente