Participamos do

Diferença entre Fujimorie e Kuczynski é de 50 mil votos à presidência do Peru

11:00 | Jun. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Keiko Fujimori ganhou terreno sobre o seu adversário, o economista Pedro Pablo Kuczynski, na eleição presidencial do Peru, uma vez que as autoridades continuam a registrar os votos em uma corrida apertada. De acordo com o site do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe, na sigla em espanhol), Keiko Fujimori aparece com 49,85% dos votos válidos, ante 50,13% do candidato Kuczynski, com 97,09% dos votos apurados. A diferença entre os dois candidatos diminuiu para 50 mil votos.

O segundo turno ocorreu no domingo e as pesquisas já mostravam empate técnico entre os dois candidatos. Keiko Fujimori aparecia à frente em sondagens anteriores, mas Kuczynski, conhecido como PPK, ganhou fôlego nos últimos dias. Keiko é bastante popular no país, mas também enfrenta forte rejeição por ser filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que ficou no poder entre 1990 e 2000, mas hoje em dia cumpre pena, aos 77 anos, por crimes contra a humanidade e corrupção em seu governo.

Na economia, os dois candidatos são vistos como de centro-direita. Kuczynski, de 77 anos, foi ministro de Minas e Energia e das Finanças e trabalhou no Banco Mundial, enquanto Keiko ocupou durante parte do governo do pai o posto de primeira-dama e foi deputada no país

Mariano Cucho, chefe do Onpe, disse que as autoridades ainda precisavam contar os votos que foram expressos pelos peruanos no exterior. Com cerca de 30% dos votos apurados, Fujimori tinha uma ligeira vantagem.

"Pedimos para que a população tenha calma", disse Cucho nesta terça-feira. "Estamos fazendo um trabalho técnico e responsável".

Os dois candidatos disseram que vão aguardar a contagem total. O vencedor assumirá o cargo em 28 de julho para um mandato de cinco anos. Os candidatos disseram que manteriam políticas pró-mercado do Peru e reprimiriam o crime e a corrupção. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente