Participamos do

Ban Ki-moon visita campos de refugiados na Grécia

20:00 | Jun. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, visitou neste sábado campos de refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia. O local tem sido a porta de entrada para centenas de milhares de imigrantes que tentam chegar à Europa nos últimos meses. Os campos visitados abrigam quase 3,4 mil pessoas, que esperam as respostas dos seus pedidos de asilo.

Mais cedo, Ban Ki-moon esteve na capital grega, Atenas, onde se reuniu com o primeiro-ministro do país, Alexis Tsipras. O premiê deu para o líder da ONU um colete salva-vidas laranja, idêntico ao que é usado nas operações de resgate aos imigrantes que veem suas precárias embarcações afundarem no Mar Mediterrâneo. Ban chegou a vestir o colete e elogiou a Grécia pela ajuda prestada aos imigrantes, mas cobrou uma maior participação de outros países para a realocação dessas pessoas.

Quase 57 mil imigrantes estão presos na Grécia desde março, quando países dos Bálcãs construíram muros em suas fronteiras e impediram os refugiados de caminhar em direção ao norte da Europa. Além disso, a União Europeia fechou um acordo com a Turquia para enviar de volta ao país os refugiados que chegam ao continente e tentam permanecer ilegalmente ou têm os pedidos de asilo negados. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente