Participamos do

Oposição venezuelana se mobiliza por revogatório sob estado de exceção

As marchas desta quarta-feira serão as primeiras sob o estado de exceção decretado por Maduro na última quinta-feira
07:58 | Mai. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A oposição venezuelana se mobilizará nesta quarta-feira para exigir um referendo revogatório contra Nicolás Maduro, o primeiro protesto sob um estado de exceção, com o qual o presidente pretende bloquear as tentativas de tirá-lo do poder.

Convocados pela coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), os opositores marcharão em direção à sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em vinte cidades, exigindo que o organismo acelere a revisão das assinaturas que entregaram no dia 2 de maio como requisito para ativar a consulta.

"O revogatório pode e deve ocorrer neste ano, como quer a maioria dos venezuelanos. Dá tempo, mas temos que estar nas ruas exigindo que as normas sejam cumpridas", disse o líder opositor Henrique Capriles, principal promotor do referendo.

No entanto, Maduro disse que a consulta não tem "viabilidade" porque houve uma tentativa de "fraude nas assinaturas apresentadas", e denunciou que "há planos para converter as marchas em Caracas em eventos de insurreição e violentos, razão pela qual as autoridades são obrigadas a garantir a paz".

Um dia similar foi registrado há uma semana, mas militares e policiais impediram que os manifestantes chegassem aos escritórios do CNE, incluindo sua sede central em Caracas, provocando pequenos confrontos.

As marchas desta quarta-feira serão as primeiras sob o estado de exceção decretado por Maduro na última quinta-feira, no qual ele concedeu a si próprio faculdades extraordinárias para governar em quase todos os âmbitos.

Em Caracas, a mobilização não foi autorizada pelas autoridades governistas, mas Capriles e outros líderes da oposição reiteraram o chamado a marchar e ignorar o decreto.
Enquanto a tensão política cresce, nas ruas o mal-estar social também aumenta, diante da dramática escassez de alimentos básicos e remédios essenciais, e da inflação mais alta do mundo (180,9% em 2015 e projetada em 700% para 2016).

"As pessoas estão cansadas. A situação está muito ruim, isso a qualquer momento arrebenta", declarou à AFP Lilimar Carrillo, uma enfermeira de 39 anos, que fazia fila para comprar comida na cidade de Guarenas, a 45 km de Caracas, onde na terça-feira foi registrado um protesto

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente