Participamos do

Lenda da música country Guy Clark morre aos 74 anos

15:20 | Mai. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A lenda da música country Guy Clark, cujas histórias de personagens solitários e de ásperas paisagens do Texas inspiraram gerações de compositores, morreu nesta terça-feira aos 74 anos.
Clark, que nasceu na cidade de Monahans, oeste do Texas, e se tornou o maior compositor de Nashville, morreu em sua casa em Austin, capital texana, disse seu assessor.
O cantor, que fumava muito, estava com a saúde frágil a muitos anos e lutava contra um câncer.
Clark cresceu no hotel de 13 quartos de sua avó em Monahans, misturado ao elenco de coloridos visitantes de aspirantes a pilotos que retornavam da II Guerra Mundial e passavam por lá.
Um personagem de sua infância, que depois ele descreveu como o namorado de sua avó, se tornou a base de sua mais conhecida canção, "Desperados Waiting for a Train".
"Ele é um vagabundo e um perfurador de poços de petróleo / E um homem da velha escola do mundo", cantava Clark, ao descrever o o homem que lhe dava trocados para se divertir com garotas.
Clark também capturou o Texas pós-guerra -- árido, mas cheio de promessas para os visitantes -- em "Texas - 1947" e levou sua narrativa para a Costa Oeste em "L.A. Freeway".
Junto com Willie Nelson, ele se tornou um dos principais artistas no movimento conhecido como country progressivo nos anos 1970, que se distanciou do estúdio de som de Nashville e se tornou mais contador de histórias no estilo folk do gigante Bob Dylan, que já havia dito ser admirador de Clark.
Clark foi casado com uma compositora companheira, Susanna Clark, que morreu em 2012 devido a um câncer de pulmão.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente