Participamos do

Israel para por dois minutos para recordar as vítimas do Holocausto

Quase 190.000 sobreviventes do Holocausto vivem atualmente em Israel
06:30 | Mai. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Israel respeitou nesta quinta-feira dois minutos de silêncio a partir das 10h00 (4H00 de Brasília) para lembrar os seis milhões de judeus mortos pelo nazismo, no dia anual de recordação do Holocausto.


Os automóveis, transportes públicos e pedestres pararam nas ruas de todas as cidades do país, ao mesmo tempo que as universidades e escolas interromperam as aulas.

Os canais de televisão e as emissoras de rádio de todo o país, que também suspenderam seus programas, exibem desde quarta-feira reportantes e depoimentos sobre o genocídio, em particular sobre as atuais condições de vida dos últimos sobreviventes.

O presidente israelense, Reuven Rivlin, reconheceu na quarta-feira em uma cerimônia que o Estado "não tomou todas as medidas a seu alcance para cuidar dos sobreviventes da Shoah".

Quase 190.000 sobreviventes do Holocausto vivem atualmente em Israel, 45.000 deles abaixo da linha da pobreza, segundo uma fundação para o bem-estar destas pessoas.

Em 2007 Israel aprovou uma lei para aumentar as ajudas às vítimas, mas, de acordo com várias associações, o auxílio não é suficiente.

AFP

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente