Participamos do

Trump vence em cinco estados e ganha impulso contra aliança de adversários

21:50 | Abr. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O bilionário Donald Trump venceu as primárias republicanas em todos os cinco estados que realizavam o pleito nesta terça-feira - Pennsylvania, Connecticut, Maryland, Delaware e Rhode Island. Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ganhou as primárias em Maryland e Delaware.

Enquanto o vencedor republicano na Pensilvânia recebe 17 delegados, os outros 54 são escolhidos diretamente pelos eleitores. Eles estão autorizados a apoiar qualquer candidato que escolher na convenção nacional, mas seus nomes estão listados na cédula sem informação sobre quem apoiar.

A vitória de Trump na Pensilvânia, o Estado com maior número de delegados que estavam sendo disputados nesta terça-feira, dá ao empresário um impulso no momento em que seus adversários, Ted Cruz e John Kasich, se unem para tentar impedir a ascensão ao posto de candidato republicano.

No domingo, Kasich e Cruz anunciaram um acordo que irá O acordo irá manter o primeiro, governador de Ohio, nos bastidores na primária de 3 de maio no estado de Indiana, enquanto o segundo, senador do Texas, não vai competir nas votações em Oregon no dia 17 de maio e no Novo México no dia 7 de junho.

Hillary

Entre os democratas, Hillary iniciou a jornada de cinco primárias desta terça-feira já acumulando os 82% de delegados necessários para obter a nomeação do partido. E ainda que esta semana não consiga acumular votos para tirar oficialmente o senador independente Bernie Sanders da corrida, ela pode praticamente impossibilitar a campanha dele.

Sanders, no entanto, não dá sinais de desistência. Ele disse nesta terça-feira que vai continuar a sua pré-campanha e que é o candidato mais forte na eleição geral de novembro. "Os independentes vão votar em todo o país nas próximas eleições", afirmou.

Os resultados democratas em três estados - Pennsylvania, Connecticut e Rhode Island - ainda não foram computados. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente