Participamos do

Seul confirma indícios de preparativos de teste nuclear do Norte

"Detectamos recentemente indícios da preparação de um quinto teste nuclear", afirmou a presidente em uma reunião de governo
05:57 | Abr. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, confirmou nesta segunda-feira que informações sugerem que Pyongyang prepara o quinto teste nuclear, em violação às sanções internacionais.

"Detectamos recentemente indícios da preparação de um quinto teste nuclear", afirmou a presidente em uma reunião de governo.

A imprensa sul-coreana informou no domingo que foi observado um aumento das atividades nas instalações utilizadas pela Coreia do Norte para seus testes nucleares.

A frequência dos movimentos de veículos, funcionários e equipamentos em Punggye-ri "dobrou ou triplicou" desde março, anunciou a agência Yonhap, que citou fontes governamentais.

A Coreia do Norte prepara para o início de maio um n de seu partido único, o primeiro em 36 anos. Muitos analistas consideram que o dirigente Kim Jong-un vai tentar destacar na oportunidade as "conquistas" do programa nuclear norte-coreano.

Neste contexto, Pyongyang pode tentar executar um quinto teste nuclear antes do congresso.

As fontes mencionadas no domingo pela agência Yonhap afirmaram que os veículos que entram e saem de Punggye-ri transportam, com certeza, técnicos especializados do setor nuclear.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte reivindicou avanços em seus programas nucleares e balísticos, proibidos.

As autoridades norte-coreanas afirmam que conseguiram miniaturizar ogivas termonucleares que podem ser colocadas em mísseis balísticos.

A tensão aumentou de forma considerável na península desde o quarto teste nuclear de 6 de janeiro, seguido em fevereiro pelo lançamento de um foguete, considerado um teste de míssil dissimulado.

O Conselho de Segurança da ONU decretou no início de março novas sanções contra a Coreia do Norte.


AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente