Participamos do

Secretário de defesa dos EUA diz que país busca intensificar ataques ao EI

13:50 | Abr. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O secretário da defesa dos Estados Unidos, Ash Carter afirmou que vai conversar os comandantes das forças armadas nos próximos dias para identificar formas adicionais para intensificar os ataques aos militantes do Estado Islâmico no Iraque e na Síria. Segundo Carter, as ofensivas podem incluir mais ataques aéreos, cyber ataques e até tropas norte-americanas em terra.

Carter afirmou que os Estados Unidos querem participar mais ativamente da luta e que "são apenas limitados pela nossa própria ingenuidade". Ele expressou confiança de que a Casa Branca irá aprovar suas recomendações, dizendo que nenhum de seus pedidos ao presidente Barack Obama foi recusado. Carter conversou com jornalistas na base aérea de Al-Dhafra, perto de Abu Dhabi, um ponto importante de lançamento de operações militares contra o Estado Islâmico na região. A visita acontece em um momento no qual os EUA consideram aumentar o número de soldados americanos no Iraque, além de outras medidas para ajudar os iraquianos na luta contra o Estado Islâmico.

O secretário de defesa dos EUA sugeriu que o país pode considerar alterar a natureza de sua campanha militar contra os extremistas, acrescentando que o direcionamento ao inimigo poderia ser mais rápido se os trabalhos de inteligência em terra aumentarem. "Ao aprendermos mais sobre o inimigo, podemos fazer um direcionamento mais dinâmico", disse Carter.

No fim do mês passado, o general dos EUA Joseph Dunford, informou à imprensa que Carter acredita que pode haver aumento de forças norte-americanas no Iraque nas próximas semanas. Qualquer decisão final seria trabalhada com o governo do Iraque e seria pedida a aprovação do presidente Obama. Não fica claro se a Casa Branca teria que aprovar formalmente o aumento do número de tropas americanas no Iraque.

O Pentágono informa que há cerca de 3,4 mil soldados dos EUA no Iraque. De acordo com oficiais, contudo, há aproximadamente de 5 mil soldados no país atualmente, mas alguns deles não entram nos números oficiais porque estão servindo temporariamente. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente