Participamos do

Schulz adverte para risco de implosão da UE

Presidente do Parlamento Europeu critica "falta de compromisso" de líderes nacionais com os valores da União Europeia, vê perda de confiança nas instituições e afirma que um possível Brexit pode levar a novos referendos
11:12 | Abr. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, advertiu nesta terça-feira, 12, para o risco de perda de confiança na União Europeia (UE), o que poderia levar a uma "implosão" do bloco de 28 países.

A confiança de muitas pessoas em "instituições inteiras, sejam nacionais, sejam europeias", foi perdida, afirmou Schulz ao diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. Para o presidente do Parlamento Europeu, existe o risco de uma implosão da UE, em parte devido aos movimentos eurocéticos dentro dos próprios países-membros.

"Se os britânicos saírem da UE haverá exigências por mais referendos de saída [por outros países]", disse o político social-democrata alemão, referindo-se à consulta sobre o chamado Brexit, marcada para junho.

Embora reconhecendo que os eurocéticos continuam sendo minoria, Schulz afirmou que a maioria silenciosa acredita na falácia de que, no fim, tudo acaba bem. O resultado negativo do recente referendo holandês sobre o acordo de associação assinado entre a UE e a Ucrânia em 2014 mostra que não é bem assim, acrescentou Schulz.

Ele acusou os líderes dos países da UE de se empenharem muito pouco para "alcançar os corações das pessoas" e disse que é necessário mostrar comprometimento com a UE diante das "respostas fáceis" dos eurocéticos.

O ministro do Exterior de Luxemburgo, Jean Asselborn, também alertou para os riscos de novos referendos sobre questões europeias. "Quem quiser quebrar a União Europeia só precisa realizar mais referendos", disse. A consulta na Holanda foi apresentada pelos eurocéticos como um referendo sobre o governo do primeiro-ministro Mark Rutte e sobre a UE.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente