Participamos do

Rebeldes do Iêmen recuam de negociações de paz no último minuto

15:30 | Abr. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Rebeldes xiitas do Iêmen recuaram das negociações de paz que estavam sendo promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) apenas horas antes da reunião começar nesta segunda-feira, no Kuwait. Eles pediram a suspensão imediata dos ataques aéreos feitos pela coalizão liderada pela Arábia Saudita, que ajuda a defender o governo iemenita há um ano.

Não ficou imediatamente claro se as negociações foram completamente abandonadas. De acordo com duas fontes ligadas aos houthis, representantes do grupo rebelde adiaram a viagem ao Kuwait. As fontes afirmaram que a delegação dos houthis não irá ao Kuwait se não houver uma "total suspensão dos ataques aéreos".

Um comunicado emitido em nome do enviado da ONU para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed, descreveu as negociações de paz como "adiadas" e não deu informações sobre quando elas serão retomadas.

"Estamos trabalhando para superar os desafios mais recentes e pedir que as delegações mostrem boa fé, participem das negociações para chegarem a uma solução pacífica para a crise no Iêmen", diz o comunicado. "As próximas horas são cruciais. Nós pedimos que as partes assumam suas responsabilidades seriamente e concordem com soluções abrangentes."

Autoridades da coalizão liderada pelos sauditas e do governo iemenita não puderam ser imediatamente contactadas.

As negociações no Kuwait tinham como objetivo encontrar meios para resolver o conflito de mais de um ano entre o governo internacionalmente reconhecido do Iêmen, apoiado pela Arábia Saudita, e os houthis e seus aliados.

Um cessar-fogo promovido pela ONU foi anunciado no começo deste mês com o objetivo de facilitar as negociações no Kuwait, embora o acordo tenha sido quebrado várias vezes por ambas as partes, que trocam acusações pelas violações.

A guerra no Iêmen já matou milhares de pessoas e forçou 2,4 milhões a deixarem suas casas. Os houthis estão com o controle da maior parte da região norte do país. O conflito também alimentou aspirações separatistas no sul. Nesta segunda-feira, milhares de iemenitas protestaram na cidade de Aden, exigindo a separação do sul do país e o retorno do antigo estado independente do Iêmen do Sul. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente