Participamos do

Quase 600 imigrantes chegam à Itália entre domingo e segunda-feira

11:10 | Abr. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Quase 600 imigrantes foram resgatados e levados para a Itália entre o domingo e a segunda-feira, informou a Organização Internacional para Imigração, em mais um sinal de que a rota italiana está começando a ser mais procurada depois do fim do inverno local.

Cerca de 460 pessoas foram levadas para o porto de Augusta, na Sicília, de acordo com Flavio di Giacomo, porta-voz da organização. Entre eles, dois estavam feridos a bala. Outros 100 estavam a caminho de Lampedusa em botes infláveis, onde foram encontrados seis mortos. As duas embarcações haviam partido da Líbia.

Com isso, o total de imigrantes e refugiados que chegaram à Itália até agora neste mês soma quase 6,2 mil, em comparação com cerca de 2 mil na Grécia no mesmo período. Em março, a União Europeia chegou a um acordo com a Turquia para interromper o fluxo de imigrantes que seguiam para a Grécia e, com isso, a quantidade de pessoas tentando cruzar o Mar Egeu diminuiu.

Durante 2014 e o primeiro semestre de 2015, a Itália era a principal porta de entrada dos imigrantes para a Europa, com mais de 300 mil pessoas chegando do Oriente Médio e da África. Depois os sírios começaram a cruzar da Turquia para a Grécia, como uma alternativa menos perigosa, o que fez a quantidade de pessoas entrando na Grécia crescer para 857 mil no ano passado.

No entanto, a maioria dos que chegaram à Itália nos últimos dias são somalianos e afegãos, segundo a Organização Internacional para Imigração. "Houve um significativo aumento das chegada nos primeiros três meses [deste ano] na Itália", afirmou di Giacomo.

De todo modo, as chegadas na Itália até agora neste mês estão menores do que em abril do ano passado, quando elas somaram 16 mil. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente