Participamos do

Protesto de parlamentares interrompe sessão legislativa sobre novo gabinete

13:40 | Abr. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Parlamentares iraquianos interromperam uma sessão parlamentar que deveria votar na formação de um novo gabinete tecnocrático. O movimento vai contra uma demanda-chave de aliados de um importante clérigo xiita, que tomaram as ruas da capital e protestam em frente ao prédio do Parlamento.

Os parlamentares que interromperam a votação, a maior parte aliadas ao ex-primeiro ministro Nouri Al-Maliki, pediram a renúncia de seu sucessor, Haider Al-Abadi, assim como do porta-voz da casa, Salim Al-Jabouri, e do presidente Fuad Masum.

Já os manifestantes apoiavam os planos de Al-Badi de reformar o gabinete e instalar tecnocratas em postos-chave da administração, um plano que tem como objetivo acabar com a corrupção emanada pelo governo. Os principais partidos políticos rejeitaram o plano.

As manifestações em nome do clérigo Muqtada al-Sadr paralisaram boa parte da capital e deterioraram a capacidade do governo de enfrentar a piora da crise financeira, causada pela queda dos preços do petróleo e os esforços de guerra contra o grupo extremista Estado Islâmico.Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente