Participamos do

EUA e Índia fortalecerão cooperação marítima frente à China

09:38 | Abr. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, e seu colega indiano acertaram nesta terça-feira, 12, fortalecer sua cooperação em termos de segurança marítima em função da preocupação de Washington quanto às ambições territoriais da China.


Carter se encontra em Nova Délhi para promover a relação estratégica que Washington considera essencial para fazer frente aos meios militares mobilizados por Pequim no Mar da China Meridional, uma importante via comercial do sudeste asiático.


As duas potências "reafirmaram a importância de salvaguardar a segurança marítima e garantir a liberdade de navegação e de voo na região, incluindo o Mar da China Meridional", indica o comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Pequim reclama a quase totalidade da soberania sobre o Mar da China Meridional, o que lhe valeu disputas territoriais com Taiwan, Vietnã, Malásia, Filipinas e Brunei.
Durante sua visita de três dias, Carter se reunirá com o primeiro-ministro Narendra Modi, que no passado criticou a "mentalidade expansionista" da China.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente