Participamos do

Promotor francês acusa Reda Kriket de planejar ataques no país

16:20 | Mar. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Autoridades parisienses fizeram acusações preliminares contra Reda Kriket, um francês de 34 anos, por supostamente planejar um ataque terrorista iminente "sem precedentes" e por possuir um arsenal de explosivos.

Segundo o promotor François Molins, o suspeito é acusado de integrar um grupo terrorista que planejava ao menos um ataque, possuir e transportar armas e explosivos, e pela posse de documentos falsos. Kritket ficará em custódia enquanto as autoridades continuam investigando o caso.

Acredita-se que o francês esteve para a Síria entre 2014 e 2015, e que viajou constantemente entre a França, Bélgica e Holanda, disse.

Molins não disse se o suposto plano de Kriket estava ligado com o grupo terrorista Estado Islâmico, nem qual seria o alvo do ataque. Segundo ele, o acusado não forneceu informações desde que que foi preso, há seis dias.

Além de Kriket, dois argelinos supostamente ligados ao francês estão presos em Bruxelas. Eles foram identificados como Abderrahmane A. e Rabah M. Um terceiro suspeito, Anis Bari, foi preso pelas autoridades de Roterdã, na Holanda.

Entre os objetos encontrados no apartamento de Kriket, estão 0,5 kg do explosivo TATP, 1,3 kg de explosivos industrial, diversas garrafas de água oxigenada e acetona, material utilizado para fabricar detonadores, cinco rifles automáticos, sete celulares, passaportes roubados e dois computadores contendo conteúdo ligado a grupos jihadistas. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente