Participamos do

Macedônia fecha completamente sua fronteira com a Grécia para imigrantes

12:40 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Macedônia fechou completamente suas fronteiras aos refugiados e outros imigrantes que cruzam a partir da Grécia em resposta à redução das entradas na Eslovênia e Sérvia, disseram autoridades nesta quarta-feira, aumentando a pressão para concluir um acordo entre a União Europeia (UE) e a Turquia para conter a crise imigratória.

O número de pessoas que passam pela Macedônia a caminho para os países do norte da Europa foi recentemente restrita a menos de cem por dia, deixando milhares de pessoas presas dentro da Grécia. O posto de fronteira na vila grega do norte de Idomeni agora foi completamente bloqueado.

Os líderes da UE e a Turquia concordaram em linhas gerais sobre um acordo em que Ancara concordou em ter de volta os imigrantes que chegam na Grécia através das costas turcas, incluindo refugiados sírios. Mas os líderes europeus têm alertado que eles não conseguiriam finalizar algumas questões importantes até o final da próxima semana.

O acordo opera sob princípio de um para um. Os países da UE levariam refugiados sírios de campos na Turquia para cada refugiado sírio que a Turquia recebesse de volta da Grécia.

Em troca, a UE concordou em acelerar o seu trabalho sobre o pedido de adesão da Turquia à UE e a candidatura de Ancara para o acesso de seus cidadãos sem visto ao bloco. A UE também poderá aumentar em 3 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões) já havia se comprometido a ajudar a Turquia a lidar com milhões de refugiados.

O plano será complementado por uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para salvar imigrantes, se necessário, no Mar Egeu e devolvê-los para a Turquia. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente