Participamos do

França e Alemanha pressionam Turquia a conter fluxo de imigrantes

16:50 | Mar. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Líderes da França e da Alemanha afirmaram nesta sexta-feira que a Turquia deve fazer mais para conter o fluxo de imigrantes que chegam à Europa.

Em encontro no Palácio do Eliseu, o presidente François Hollande e a chanceler Angela Merkel apararam as arestas e combinaram uma posição conjunta para a cúpula dos líderes europeus com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, que acontece na segunda-feira, em Bruxelas.

A Europa vem pressionando Ancara há mais de um ano a fazer mais para impedir a saída de imigrantes do território turco, mas os resultados são considerados insatisfatórios até o momento.

"Precisamos ter certeza de que as promessas feitas serão respeitadas", disse Hollande após o encontro. "Isso significa maior cooperação com a Turquia para assegurar que as fronteiras sejam bem controladas."

Os dois líderes tentam mostrar novamente uma posição única para responder a uma crise que novamente ameaça a unidade europeia, situação parecida com a que foi vivida em meados do ano passado, quando a negociação da dívida da Grécia ameaçou a continuidade do bloco.

Desta vez, a União Europeia está ameaçada pelo fechamento das fronteiras pelos países que estão na rota entre a Grécia, ponto de chegada da maioria dos refugiados, até a Alemanha e outros países. O controle de fronteiras ameaça o tratado de Schengen, que permite livre passagem entre os países, e é uma das bases do bloco.

"A França e a Alemanha estão de acordo que as fronteiras externas da Europa precisam ser protegidas para assegurar a liberdade de movimento dentro da zona Schenghen", disse Merkel. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente