Participamos do

Felicidade súbita pode fazer mal à saúde

A síndrome de takotsubo pode causar uma dilatação repentina na base do ventrículo esquerdo do coração, gerando dores semelhantes às de um infarto e falta de ar. A m
12:23 | Mar. 10, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pesquisadores da Universidade de Zurique revelam que a síndrome de takotsubo, geralmente provocada por sentimentos como raiva, tristeza ou medo, também pode se manifestar em um coração feliz. Entenda por que.

Um estudo publicado pela revista New Scientist nesta quarta-feira, 9, alerta que a felicidade súbita pode causar anormalidades cardíacas graves, similares a infartos.

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, analisaram 1.750 pessoas com a síndrome de takotsubo. Também chamada de cardiomiopatia induzida por estresse, a síndrome foi descrita pela primeira vez em 1990 e era associada principalmente ao estresse físico e emocional devido a experiências negativas, como a morte de um ente querido, o fim de relacionamentos ou a perda do emprego.

De fato, esse era o caso de 465 pessoas analisadas. Já outras 20 adquiriram a síndrome após acontecimentos considerados felizes, como aniversários, casamentos, conquistas esportivas ou ao ganhar na loteria.

"Foi algo completamente surpreendente para nós", afirmou Jelena Ghadri da Universidade de Zurique, cofundadora de uma iniciativa que registra casos de takotsubo em todo o mundo.

A síndrome pode causar uma dilatação repentina na base do ventrículo esquerdo do coração, gerando dores semelhantes às de um infarto e falta de ar. A maioria das pessoas se recupera naturalmente dentro de alguns meses, mas entre 3% e 5% acabam morrendo o mesmo índice de mortes por ataques cardíacos comuns.

RC/ots


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente