Participamos do

Dia Mundial da Água: um alerta para a preservação do recurso mais importante do planeta

A Onu alerta para que haja o consumo consciente e mais políticas públicas de distribuição e preservação desse recurso
12:56 | Mar. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Para conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação da água, recurso  fundamental para a sobrevivência da vida, a Organização das Nações Unidas (Onu) instituiu o Dia Mundial da Água em 22 de março de 1992. Porém, a data tem mostrado que a cada ano a quantidade desse recurso está cada vez mais escassa.

Segundo a Onu, a água é patrimônio do planeta e ressalta que o planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.  A Onu alerta para que haja  o consumo consciente e mais políticas públicas de distribuição e preservação desse recurso. 

Apesar de o planeta ser repleto de água, apenas uma pequena porção é potável. O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo, porém o potencial hídrico do país está mal distribuído e cada vez mais escasso por conta da poluição e desperdício. No nordeste, água é artigo de luxo e a seca ainda impera no sertão. Já no sudeste do país, a crise hídrica no ano passado quase beirou ao colapso quando o nível do reservatório da Cantareira, em São Paulo, chegou ao volume morto.

Uma das soluções para preservar o ciclo da água, é criar e manter unidades de conservação (UCs) da natureza em áreas urbanas. Pois dessa forma é possível conservar áreas verdes que contém os recursos hídricos provenientes da água da chuva. Assim, a água retida nessas Unidades chega mais rápido aos cursos d'água e ao mar, ajudando a manter o ciclo da água.
 

Para que o recurso esteja disponível para nós e para as próximas gerações é preciso consumo consciente.

Conheça soluções para combater o desperdício de água:

- Priorize o uso de torneiras comuns por torneiras temporizadoras

- conserte os vazamentos hidráulicos

- Evite usar mangueiras para lavar carros e calçadas

- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba

- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça

- Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente