Participamos do

Coreia do Sul diz que Coreia do Norte disparou projétil de curto alcance

09:00 | Mar. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Coreia do Norte disparou um projétil de curto alcance a partir de uma área próxima à costa leste do país, nesta terça-feira, em um aparente teste de armas, segundo a Coreia do Sul. O teste é visto como uma resposta aos exercícios militares em andamento entre os Estados Unidos e Seul, segundo autoridades sul-coreanas.

O projétil foi disparado perto da cidade portuária norte-coreana de Wonsan e voou cerca de 200 quilômetros antes de cair sobre o noroeste do próprio território norte-coreano, segundo militares da Coreia do Sul.

Não estava claro se o projétil era um míssil balístico ou uma peça de artilharia, disse uma autoridade sul-coreana. Ainda era cedo para dizer se a Coreia do Norte usou um alvo em terra para testar a precisão e o alcance de suas armas ou se houve problemas no lançamento que teria como alvo o mar, disse uma fonte do Ministério da Defesa sul-coreano.

A Coreia do Norte tem disparado vários mísseis de curto alcance e bombas de artilharia no mar e também ameaçado Washington e Seul, desde que em 7 de março começaram os exercícios militares anuais realizados por EUA e Coreia do Sul.

A Coreia do Norte também lançou um míssil balístico de médio prazo nas águas de sua costa leste pela primeira vez desde 2014 e se gaba de um novo sistema de artilharia que, segundo o país, pode transformar Seul em um "mar de chamas". Especialistas dizem que os novos lançadores de artilharia norte-coreanos podem atingir até 200 quilômetros, em tese com capacidade de chegar a Seul. Na área metropolitana da capital sul-coreana vivem quase 50% dos 50 milhões de sul-coreanos. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente