Participamos do

Obama promete nomear sucessor de Scalia na Suprema Corte

08:30 | Fev. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que vai trabalhar para nomear o sucessor do juiz Antonin Scalia na Suprema Corte.

Obama interrompeu sua folga para anunciar que não quer deixar para seu sucessor a tarefa de indicar outro nome para a principal instância da Justiça norte-americana. "Eu pretendo levar adiante meu direito constitucional de indicar um sucessor", disse. "Ainda há tempo hábil para eu fazê-lo, e também para o Senado ouvir essa pessoa e avaliá-la".

Obama é o primeiro presidente a indicar três nomes para a Suprema Corte desde o republicano Ronald Reagan. Ele agora precisa escolher entre um candidato liberal, como agradaria à maior parte de seu Partido Democrata, ou um moderado, que teria mais chances de conquistar ao menos 14 votos republicanos, obtendo assim os 60 votos necessários para a aprovação no Senado.

Obama não deu indicações sobre qual o perfil que pretende encaminhar para o escrutínio. Uma lista informal, no entanto, conta com nomes como o de Sri Srinivasan, que em 2013 foi aprovado por unanimidade pelo Senado para o Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia, e Merrick Garland, do Tribunal Federal de Apelações. Garland foi um dos nomes mais cotados em 2010 para sucessão de John Paul Stevens em 2010. Ambos os nomes parecem ter apoio dos dois partidos.

A questão é que os republicanos tem no momento poucos incentivos para aprovar uma indicação de Obama. Em ano eleitoral e com maioria no Senado, o líder da maioria na casa, o senador republicano Mitch McConnell, já afirmou que o posto de Scalia "não deve ser preenchido até termos um novo presidente". Fonte. Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente