Participamos do

Marco Rubio e Ted Cruz unem forças e atacam Trump durante debate nos EUA

09:45 | Fev. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os senadores Marco Rubio, da Flórida, e Ted Cruz, do Texas, - ambos filhos de imigrantes cubanos - juntaram suas forças e se voltaram contra seu principal rival Donald Trump na corrida republicana à presidência dos EUA, com ataques e acusações relacionados a imigrantes, durante um debate transmitido pela CNN na noite de quinta-feira.

Os ânimos ficaram exaltados desde o início do debate, que foi realizado no Moores Opera Center da Universidade de Houston (Texas). A última discussão antes da "Super-Terça", quando 11 estados terão primárias, com um quarto de delegados em jogo, contou com alguns dos golpes mais duros contra o magnata Trump, que ganhou três dos últimos quatro concursos de nomeação. O debate contou ainda com o neurocirurgião Ben Carson e com o governador de Ohio, John Kasich, ambos mais enfraquecidos na disputa e ofuscados no debate.

Rubio, considerado como o favorito para derrotar Trump, acusou o bilionário de ter contratado 200 trabalhadores poloneses em situação irregular para demolir um edifício e construir um prédio, a Tower Trump, em Nova York.

"Se construir o muro [entre o México e os Estados Unidos] como construiu as Torres Trump ele vai usar a mão de obra de imigrantes ilegais", disse Rubio sobre a medida polêmica que o magnata tem prometido em sua campanha.

O senador Flórida também acusou Trump de contratar centenas de trabalhadores estrangeiros em seu clube particular em Palm Beach, na Flórida. O New York Times relatou ontem que quase 300 residentes nos EUA se candidataram para trabalhos no clube desde 2010, mas apenas 17 foram contratados. Enquanto isso, o clube procurou mais de 500 vistos de trabalhadores estrangeiros no mesmo período.

"Você é a única pessoa neste palco que foi multado por sempre contratar pessoas para trabalhar em seus projetos de forma ilegal", disse Rubio a Trump.

O empresário de Nova York rebateu: "Eu sou o único no palco que contrata pessoas que não foram contratadas por ninguém". Trump disse ter contratado trabalhadores estrangeiros na Flórida porque "você não consegue obter ajuda" de americanos para a tempo parcial, empregos sazonais.

Além da questão imigratória, Rubio acusou Trump de fundar uma "universidade falsa", que cobrava uma matrícula de milhares de dólares. Ele afirmou ainda que se o bilionário não tivesse herdado muito dinheiro de seu pai "estaria vendendo relógios em Manhattan".

Em outro ataque, Ted Cruz disse que Trump financiou congressistas democratas e apoiou a reforma imigratória em 2013, que fracassou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente