Participamos do

Cientistas estudam meteorito que matou motorista na Índia

13:59 | Fev. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cientistas indianos estavam nesta terça-feira analisando um pequeno objeto azul, descrito pelas autoridades locais como um meteorito, que caiu do céu e matou um motorista de ônibus. A equipe do Instituto Indiano de Astrofísica também examinou a cratera deixada no chão após a queda do objeto no sul do estado de Tamil Nadu.Especialistas declaram que outras explicações são possíveis pelo incidente do sábado. Mas se provado, seria a primeira morte confirmada por um meteorito na história, eles informaram.

"Nossa equipe está colhendo amostras do local e do objeto. Levarão alguns dias para determinar sua origem", declarou à AFP um oficial sênior do instituto, que não quis ser identificado. "Até o momento não podemos confirmar se é um meteoro ou não", afirmou.

O misterioso objeto caiu dentro de um campus universitário do distrito de Vellore, estilhaçando janelas de um prédio próximo e matando o motorista que estava passando pelo local. O ministro-chefe de Tamil Nadu, Jayalalithaa Jayaram, afirmou na segunda-feira que o objeto era um meteorito.

O reitor da universidade afirmou que ele ouviu um som incomum na tarde de sábado e correu para o local com outros funcionários. "Ouvi um som muito anormal às 12h30min e no céu havia um rastro branco de fumaça... Eu vi um dos meus motoristas gravemente ferido", disse G. Baskar do canal de televisão NDTV.

A polícia disse que médicos encontram fragmentos de rochas no corpo do motorista. O objeto, que foi levado pela polícia, age como imã, indicando que é feito de metal, informaram as autoridades. Especialistas disseram que o objeto poderia ser detritos de um foguete ou de uma nave espacial.

Meteoros são partículas de poeira e rocha que usualmente queimam quando passam pela atmosfera da Terra. Aqueles que não queimam completamente, chegando à Terra são conhecidos como meteoritos. Especialistas afirmam que meteoritos às vez chegam à Terra, mas nenhuma morte havia sido registrada na história recente.

Em fevereiro de 2013, um meteorito caiu nos Montes Urais da Rússia, criando uma onda de choque que feriu 1.200 pessoas e atingiu milhares de casas.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente