Participamos do

Braço da Al-Qaeda toma cidade no sul do Iêmen

10:05 | Fev. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O braço da Al-Qaeda no Iêmen capturou outra cidade, Azzan, nesta segunda-feira, estabelecendo postos de controle em suas entradas e tomando prédios do governo antes do amanhecer, após dias de confrontos com separatistas do sul do país, disseram autoridades. A captura de Azzan marca o mais recente avanço da Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês), que se aproveita do caos no país em guerra civil para expandir seus domínios.

O grupo havia capturado a cidade portuária de Mukalla, no sul do país, e avançou sobre várias outras, enquanto se movimenta rumo ao oeste na direção da segunda maior cidade iemenita, Áden, sede do governo apoiado internacionalmente. Uma coalizão liderada pela Arábia Saudita e apoiada pelos EUA intervém a favor do governo, mas os rebeldes houthis e seus aliados ainda controlam a capital, Sanaa, e boa parte do norte do país.

O braço da Al-Qaeda entrou em confronto com os houthis, mas as áreas capturadas estão sob controle nominal do governo. Um grupo afiliado do Estado Islâmico também ganhou espaço nos últimos meses, realizando vários ataques contra xiitas e autoridades do governo.

Azzan, com 50 mil habitantes, fica entre Áden e a província de Hadramawt, rica em petróleo e gás, que tem como capital provincial Mukalla. Autoridades e testemunhas disseram que a Al-Qaeda também tem presença em Áden, com campos de treinamento e operações de contrabando.

O governo dos EUA aponta o AQAP como o ramo mais perigoso da rede terrorista. O braço da Al-Qaeda é apontado como vinculado a várias tentativas de ataques nos EUA e reivindicou a ação contra a publicação satírica francesa Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente