Participamos do

Atentado suicida em funeral deixa pelo menos 25 mortos no Iraque

13:50 | Fev. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um suicida realizou um ataque em um funeral no Iraque nesta segunda-feira, matando pelo menos 25 pessoas, entre elas um líder de uma milícia xiita local. O ataque ocorreu em Muqdadiyah, cidade 90 quilômetros ao norte da capital que tem sido palco de uma onda de ataques, após um atentado similar em janeiro.

Outras 52 pessoas se feriram no ataque, segundo agentes de segurança e funcionários do hospital. Entre os mortos está um comandante local da Asaib Ahl al-Haq, uma poderosa milícia xiita que integra as Forças de Mobilização Popular, que têm apoio do governo. As Forças são responsáveis por boa parte da segurança na área.

Em janeiro, o Estado Islâmico atacou com uma bomba um café frequentado por milicianos em Muqdadiyah, matando pelo menos 32 pessoas e gerando uma onda de ataques em retaliação contra mesquitas e civis sunitas.

Ninguém havia por enquanto reivindicado a autoria do ataque da segunda-feira, que ocorreu um dia após um duplo atentado em Bagdá do Estado Islâmico matar 73 pessoas. O ataque de domingo foi o mais mortífero na capital iraquiana em meses e gerou o temor de que o grupo extremista passe a realizar grandes ações contra civis, no momento em que sofre derrotas no campo de batalha.

O Estado Islâmico controla boa parte do norte e do oeste do Iraque, mas perdeu espaço nos últimos meses. O governo declarou recentemente Ramadi, no oeste, "totalmente liberada", após o grupo capturar a cidade no ano passado. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente