Participamos do

Washington e leste dos EUA se preparam para forte nevasca no final de semana

10:35 | Jan. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma forte nevasca, chamada de Jonas, deve atingir o leste dos Estados Unidos nesta sexta-feira, com previsão de cair 61 centímetros de neve em Washington, o que levou ao fechamento de escolas e cancelamentos de vários voos, informou o Serviço Nacional de Meteorologia (SVM). A tempestade pode atingir carca de 50 milhões de pessoas, o que levou 15 estados a decretarem estado de emergência.

"Esta tempestade tem o potencial para ser uma tempestade extremamente perigosa que pode afetar mais de 50 milhões de pessoas", disse Louis Uccellini, diretor de clima do SVM.

A tempestade está prevista para atingir uma região que vai das Montanhas Apalaches até a Filadélfia e talvez atinja ainda mais ao norte dessa área dos Estados Unidos. Autoridades alertaram que pode haver problemas com rodovias bloqueadas e falta de energia.

Segundo Uccellini, todos os elementos se uniram para criar uma nevasca com ventos fortes brutais, inundações perigosas no interior e até mesmo a possibilidade de trovões, quando relâmpagos ocorrem através de uma tempestade de neve, algo que é muito raro e normalmente é relacionada à ciclones extratropicais.

A nevasca, que está prevista para cair de sexta-feira até domingo, poderia facilmente causar mais de US$ 1 bilhão em danos e paralisar uma parte do país, disse Uccellini.

A queda de neve mais pesada, entre 2,5 e 7,6 centímetros em uma hora, poderia continuar por mais 24 horas, segundo o SVM. Além de Washington, está prevista tempestade com até 46 centímetros de neve na Filadélfia e de até 30 centímetros em Nova York.

O estado de emergência foi declarado em 15 estados, entre eles, o Tennessee, Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Pensilvânia, Distrito de Columbia, Nova York, Carolina do Sul e Arkansas.

Escolas e escritórios do governo foram fechados, milhares de voos foram cancelados e pessoas estocaram uma grande quantidade de alimentos, o que deixou as prateleiras vazias.

Todo o sistema de metrô de Washington irá encerrar suas atividades na tarde desta sexta-feira e permanecer fechado até domingo. Se as previsões se confirmarem, Jonas pode ser a segunda maior nevasca registrada em Washington desde 1922. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente