Participamos do

Violinista consegue encontrar Stradivarius que esqueceu no trem

16:05 | Jan. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma jovem violinista que esqueceu um Stradivarius num trem regional alemão conseguiu encontrar o valioso instrumento, anunciou a polícia nesta quinta-feira, 7.

A jovem havia esquecido na terça-feira seu violino no maleiro do vagão do trem em que viajava de Mannheim a Saarbrücken (sudoeste), disse a polícia em comunicado. Os agentes, alertados pela jovem, começaram a busca pelo objeto fabricado em 1727 no ateliê de Stradivarius e cujo valor está estimado em 2,4 milhões de euros (2,6 milhões de dólares).

O trem proveniente de Mannheim continuou até Koblenz e Saarbrücken, onde o vagão em questão foi unido a outro trem que voltava a Mannheim.

"Um minuto antes da saída do trem, o violino foi encontrado na última cabine (do vagão) e a jovem, aliviada, pode recuperá-lo após verificarem que o instrumento pertencia a ela", explicou a polícia.

Dos cerca de 1.000 violinos que Stradivari fabricou, cerca de 500 ainda existem no mundo. Famosos por sua qualidade, podem chegar a ser vendidos por vários milhões de dólares. Um deles, o "Lady Blunt", de 1721, foi vendido em Londres por 11 milhões de euros em 2011 num leilão em prol das vítimas do tsunami no Japão.

Cerca de vinte instrumentos feitos por Antonio Stradivari foram roubados e até hoje não foram encontrados.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente