Participamos do

Turquia condena ataques contra missões sauditas no Irã e pede diálogo

10:35 | Jan. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo da Turquia condenou os ataques contra missões diplomáticas da Arábia Saudita no Irã, pedindo que os dois rivais regionais restaurem o diálogo diplomático, em meio a uma crise entre Riad e Teerã que pode impulsionar tensões sectárias no Oriente Médio.

O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu e o Ministério das Relações Exteriores em Ancara qualificaram como "inaceitáveis" os ataques à embaixada saudita em Teerã e ao consulado saudita em Mashhad, acrescentando que os países onde estão as representações são os responsáveis por proteger a imunidade dessas missões diplomáticas.

A Turquia se uniu a seus aliados ocidentais para pedir calma a fim de evitar uma escalada nos conflitos entre sunitas e xiitas. "Os confrontos sectários estão aumentando", disse Davutoglu em discurso a parlamentares governistas no Parlamento em Ancara. "É preciso dar imediatamente um chance aos canais diplomáticos."

O Ministério das Relações Exteriores turco disse que a tensão bilateral reflete negativamente na segurança regional, na estabilidade e na paz e pediu diálogo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente