Participamos do

Somália anuncia o corte de laços diplomáticos com o Irã

13:15 | Jan. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Somália cortou nesta quinta-feira laços diplomáticos com o Irã e determinou que todos os diplomatas iranianos e o pessoal da embaixada deve deixar o país dentro de 72 horas. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores somali disse que a decisão foi tomada "após cuidadosa consideração e em resposta à contínua interferência do Irã em assuntos internos da Somália".

O comunicado não citava a atual tensão entre Irã e Arábia Saudita nem especificava a suposta interferência. O Ministério das Relações Exteriores acusou o regime iraniano de tentar desestabilizar a região do Chifre da África e disse que convocou seu embaixador interino no Irã.

Com isso, a Somália se une a Arábia Saudita, Sudão e Bahrein, que cortaram seus vínculos diplomáticos nos últimos dias com o Irã. Outros países decidiram rebaixar a relação bilateral.

A Arábia Saudita cortou relações com Teerã no domingo, após grandes grupos de manifestantes atacarem duas representações diplomáticas sauditas no Irã. Os ataques ocorreram após Riad executar um importante clérigo oposicionista xiita, no fim de semana. O Irã é um país de maioria xiita e é visto como um guardião dessa corrente religiosa no mundo muçulmano. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente