Participamos do

Republicanos descartam candidatura de Bloomberg na eleição presidencial dos EUA

17:05 | Jan. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma semana antes da primeira disputa da campanha presidencial nos Estados Unidos em 2016, os candidatos republicanos buscavam neste domingo o apoio dentro do partido, e descartaram o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, como uma potencial ameaça por meio de um terceiro partido.

Já os democratas, que poderiam ser mais prejudicados por uma eventual candidatura de Bloomberg, não rejeitam essa perspectiva. Bernie Sanders, senador pelo estado de Vermont e maior adversário da ex-secretária de Estado Hillary Clinton dentro do partido, desafiou Bloomberg a entrar na disputa. Clinton reconheceu que Bloomberg chamou sua atenção, mas sugeriu que a ameaça pode ser irrelevante.

"A maneira como eu interpretei o que ele disse é que, se eu não conseguir a nomeação, ele pode considerar (a candidatura)" disse Clinton em um programa de TV. "Bem, eu vou livrá-lo dessa tarefa e conseguir a nomeação como candidata, para ele não ter que disputar a eleição", completou.

No Partido Republicano, os nomes fortes escolhem se vão apoiar o empresário bilionário Donald Trump o senador pelo Texas, Ted Cruz, que lutam pela vitória nas prévias do estado de Iowa, marcadas para 1º de fevereiro, e que abrirão as disputas estaduais pela candidatura à presidência pelo lado republicano. Lentamente, Trump consegue o apoio de algumas alas importantes do partido.

Por outro lado, Cruz conta com o apoio do congressista Steve King, que tem influência sobre os eleitores mais conservadores do Iowa. Trump citou outro nome para se defender das alegações de que se tornou conservados apenas alguns anos atrás.

"Eu sou um conservador", disse Trump, que esta semana ganhou o apoio de Sarah Palin, candidata à vice-presidência em 2008 pelo Partido Republicano. "E o que eu digo para as pessoas é o seguinte: Ronald Reagan. Ele era uma espécie de democrata liberal, e ao longo dos anos, evoluiu e tornou-se bastante conservador. Não excessivamente, mas um republicano bastante conservador".

O debate via programas de TV envolveu outras figuras do partido. "Donald Trump não é um conservador, e você precisa de um conservador para liderar o partido conservador na eleição geral", disse Jeb Bush, duas vezes governador da Flórida. Esta semana, ele divulgou seu apoio ao nome de Bob Dole, ex-líder do Partido Republicano no Senado, para ser o candidato à presidência.

Neste domingo, Trump compareceu à missa de uma hora na Primeira Igreja Presbiteriana em Muscatine, Iowa. Eleitores religiosos têm grande importância nas prévias republicanas em Iowa, e Trump trabalha para melhorar sua imagem entre eles, especialmente considerando que Cruz é o filho de um pregador evangélico conservador e tem forte apoio entre os evangélicos, no estado do meio-oeste americano.

Clinton tem o apoio de vários membros do gabinete do presidente Barack Obama, incluindo o secretário de Agricultura, Tom Visack, ex-governador de Iowa, e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Julian Castro, ex-prefeito de San Antonio, que tem sido mencionado como uma possível escolha para vice-presidente, caso Hillary seja escolhida candidata. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente