Participamos do

Polônia: Milhares de pessoas fazem protesto contra governo de direita

13:35 | Jan. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Milhares de poloneses fizeram manifestações em diversas cidades do país neste sábado, em protesto contra várias medidas consideradas antidemocráticas do novo governo de direita.

A marcha, a mais recente desde que o partido Lei e Justiça assumiu o poder em novembro, teve como lema "Em defesa da sua liberdade".

Os manifestantes expressaram seu desagravo às medidas governamentais, que careceriam de contrapesos necessários, já que o partido direitista tem maioria no Parlamento e também controla a presidência.

Pouco depois de assumir o poder, o Lei e Justiça tomou medidas para frear o poder do Tribunal Constitucional, aumentou o controle governamental sobre a imprensa estatal e ampliou os poderes de vigilância da polícia.

Os manifestantes em Varsóvia gritavam "democracia" e muitos levavam bandeiras da Polônia e da União Europeia.

"Queremos conservar nossa democracia e liberdade", disse à multidão em Varsóvia Mateusz Kijowski, dirigente do Comitê para a Defesa da Democracia, grupo que organizou os protestos recentes. "Na Polônia, agora temos um centro de poder. Não há possibilidade de controle e verificação, e isso coloca em risco nossa liberdade."

Em Varsóvia, se estima que cerca de 10 mil pessoas se reuniram em frente à casa do primeiro-ministro Beata Szydlo antes de marchar até o palácio do presidente Andrzej Duda. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente