PUBLICIDADE
Notícias

Polônia: Milhares de pessoas fazem protesto contra governo de direita

13:35 | 23/01/2016
Milhares de poloneses fizeram manifestações em diversas cidades do país neste sábado, em protesto contra várias medidas consideradas antidemocráticas do novo governo de direita.

A marcha, a mais recente desde que o partido Lei e Justiça assumiu o poder em novembro, teve como lema "Em defesa da sua liberdade".

Os manifestantes expressaram seu desagravo às medidas governamentais, que careceriam de contrapesos necessários, já que o partido direitista tem maioria no Parlamento e também controla a presidência.

Pouco depois de assumir o poder, o Lei e Justiça tomou medidas para frear o poder do Tribunal Constitucional, aumentou o controle governamental sobre a imprensa estatal e ampliou os poderes de vigilância da polícia.

Os manifestantes em Varsóvia gritavam "democracia" e muitos levavam bandeiras da Polônia e da União Europeia.

"Queremos conservar nossa democracia e liberdade", disse à multidão em Varsóvia Mateusz Kijowski, dirigente do Comitê para a Defesa da Democracia, grupo que organizou os protestos recentes. "Na Polônia, agora temos um centro de poder. Não há possibilidade de controle e verificação, e isso coloca em risco nossa liberdade."

Em Varsóvia, se estima que cerca de 10 mil pessoas se reuniram em frente à casa do primeiro-ministro Beata Szydlo antes de marchar até o palácio do presidente Andrzej Duda. Fonte: Associated Press.

TAGS