Participamos do

Pequim defende teste de voo em região disputada do Mar Meridional da China

23:00 | Jan. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A China defendeu recentes testes de voo em uma disputada região de recifes no Mar Meridional da China, rejeitando as críticas dos vietnamitas de que os voos não foram anunciados e violaram as regras internacionais de segurança da aviação.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, disse nesta segunda-feira que o regulador de aviação notificou seu colega vietnamita sobre os voos de 28 de dezembro e que os testes não estão submetidos às leis internacionais porque estavam "totalmente dentro da soberania chinesa".

O teste da China na primeira semana de janeiro para uma pista recém-construída em Fiery Cross Reef são as últimas ações que aumentaram as tensões no Mar Meridional da China. O coral faz parte do arquipélago Spratly, que é disputado por Pequim, Hanói e outros quatro governos.

A construção da pista de pouso na ilha aumentou as preocupações de que a China esteja aumentando seu controle militar sobre a região estratégica para as rotas marítimas internacionais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente