Participamos do

Paquistaneses e sírio são atacados em Colônia em meio à tensão na Alemanha

18:15 | Jan. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A série de ataques contra mulheres no réveillon de Colônia é "inaceitável", disse um porta-voz da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, nesta sexta-feira, acrescentando que nada justifica ataques de retaliação contra refugiados.

Merkel propôs facilitar a deportação de imigrantes envolvidos em crimes, e seu porta-voz, Steffen Seibert, enfatizou que o governo está observando "possíveis consequências para a lei criminal e as possíveis consequências políticas dos crimes".

Mas após a polícia de Colônia afirmar que um grupo de paquistaneses e um sírio foram atacados na cidade no domingo, Seibert disse que os alemães não podem culpar todos os imigrantes que entraram no país no ano passado e disse que o governo também se preocupa com o bem-estar dessas pessoas.

"Também estamos fazendo coisas para proteger a grande maioria de refugiados inocentes que fogem de bombas e da guerra em seus países, e que devem receber proteção; eles estão preparados para se adaptarem a nossas regras e valores", disse Seibert.

Os seis paquistaneses foram atacados no domingo por cerca de 20 pessoas. Dois deles foram levados a um hospital, de acordo com a polícia. Também na noite de domingo, cinco pessoas atacaram um homem sírio, que foi levemente ferido.

O oficial da polícia, Norbert Wagner, disse que as autoridades estão tratando esses ataques como crimes xenofóbicos e acredita que os agressores combinaram o ataque em redes sociais.

As agressões no réveillon de Colônia alimentaram as tensões sobre a política de portas abertas da Alemanha para refugiados e motivaram políticos a pedirem por leis mais duras contra imigrantes que cometem crimes.

Na cidade oriental de Leipzig, apoiadores de grupos anti-islâmicos, manifestaram-se contra os imigrantes. Um grupo de pessoas a favor da imigração também se manifestou.

A polícia se recusou a dar uma estimativa do número de manifestantes, mas testemunhas afirmaram que havia cerca de 4 mil pessoas. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente