Participamos do

Neve encobre costa leste americana

09:44 | Jan. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Ao menos 19 pessoas morrem em consequência da nevasca no leste dos EUA. Muitas ruas estão interditadas, voos e trens são cancelados. Vida pública de Nova York está paralisada.
A costa leste dos Estados Unidos registra uma das piores tempestades de neve de sua história. Neste domingo (24/01), o fornecimento de energia elétrica continua interrompido em algumas regiões. Em grande parte das áreas afetadas, o transporte e a vida pública estão paralisados por completo.

Segundo as autoridades, ao menos 19 pessoas morreram até agora devido à nevasca. Nos estados de Nova York e Maryland, quatro pessoas foram vítimas, aparentemente, de insuficiência cardíaca ao tentar limpar a neve. Treze pessoas morreram em acidentes de automóveis na Carolina do Norte, Virgínia, Ohio, Tennessee, Arkansas e Kentucky. Na Virginia, a morte de duas pessoas se deveu à hipotermia.
[SAIBAMAIS2]
O trânsito foi particularmente afetado. Além dos acidentes em massa nas estradas, por volta de 9.400 voos foram cancelados neste fim de semana. Para esta segunda-feira, está previsto o cancelamento de outros 600 voos. Acidentes no transporte ferroviário também foram registrados.

Principalmente os estados do Tennessee e da Carolina do Norte foram afetados pela quantidade incomum de neve. "Temos muitos acidentes", informou o governador da Carolina do Norte, Pat McCrory.



Neve em Nova York

Apelidade de "Snowzilla" pelo jornal Washington Post, a tempestade Jonas trouxe mais de 70 centímetros de neve para Nova York na noite de sábado para domingo. A vida urbana dos 20 milhões de residentes da área metropolitana da maior cidade do país está paralisada.

Os transportes, incluindo trens e ônibus foram suspensos, enquanto o fechamento dos aeroportos provocou a anulação de cerca de 7 mil voos neste fim de semana. Os teatros da Broadway também cancelaram seus shows.

A proibição de circular na maioria das vias de Nova York que faz parte do plano de emergência do governador Andrew Cuomo deverá ser abrandada. Os meteorologistas acreditam que a situação irá melhor no domingo, quando a tempestade de neve deverá se retirar gradualmente. Mas ainda vão ser precisos dias até que se possa circular pelas ruas, informaram as autoridades.

Alívio à vista

Na capital Washington, no entanto, os responsáveis pelo aeroporto advertiram que as atividades não deverão ser normalizadas neste domingo e pediram aos passageiros para remarcarem seus voos.

Por volta de 85 milhões de pessoas um quarto da população do país foram afetadas pela tempestade de inverno que atingiu ao menos 20 estados americanos. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA estima em quase um bilhão de dólares os prejuízos causados pela nevasca.

Os meteorologistas dizem que o encontro de massas de ar quente do Oceano Atlântico com o ar frio proveniente do território continental americano, onde prevalecem as temperaturas de inverno, deu origem à tempestade de neve excepcionalmente forte e suas consequências.

CA/dpa/afp/rtr/dw


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente