PUBLICIDADE
Notícias

Negociações sobre a Síria 'provavelmente' atrasarão alguns dias (ONU)

Negociações em Genebra provavelmente serão adiadas, divulgou a ONU

17:57 | 21/01/2016
NULL
NULL

As negociações de paz entre o regime sírio e parte da oposição, que deveriam começar na segunda-feira, em Genebra, provavelmente serão adiadas em alguns dias, informou a ONU nesta quinta.

 

"É provável que a data de 25 (de janeiro) seja adiada em alguns dias por razões práticas", disse Jessy Chahine, porta-voz do emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura. Em um e-mail enviado à AFP, Chahine acrescento, no entanto: "mantemos esta data e avaliaremos, em todo caso, os avanços que ocorrerem durante o fim de semana".

 

Mais cedo, o chefe da diplomacia americana, John Kerry, declarou confiar em que as mesmas começarão na segunda-feira.

 

[SAIBAMAIS3]O envio "dos convites poderia levar um ou dois dias, mas não haverá fundamentalmente um atraso", destacou, à margem do Fórum Econômico de Davos (Suíça). "O processo começará em 25 (de janeiro), se reunirão e veremos em que ponto estamos", acrescentou Kerry.

 

Na véspera, seu colega russo, Serguei Lavrov, também afirmou que estava "certo" de que as conversas inter-sírias "começarão nos próximos dias, em janeiro".

 

As duas grandes potências não participarão desta reunião em Genebra, organizada sob a égide de De Mistura. Na mesma vão se reunir representantes do regime do presidente Bashar al Assad e de grupos opositores sírios.

 

AFP 

TAGS