Participamos do

Negociações de paz na Síria podem recomeçar na sexta-feira, diz enviado da ONU

14:25 | Jan. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O enviado especial das Nações Unidas à Síria afirmou hoje que espera retomar as negociações de paz entre o regime do presidente Bashar Al-Assad e os grupos de oposição no país na sexta-feira.

De acordo com Staffan de Mistura, os convites serão feitos amanhã para uma reunião em Genebra. As negociações devem durar cerca de seis meses. Discordâncias levaram ao adiamento da primeira reunião, que estava marcada para hoje.

Até o momento, os esforços diplomáticos falharam em trazer um fim ao conflito que matou milhares de pessoas e fez milhões de refugiados. Os Estados Unidos e a Arábia Saudita apoiam os grupos de oposição, enquanto a Rússia ficou do lado do regime de Assad.

"Precisamos discutir um cessar-fogo, o acesso à ajuda humanitária e outros assuntos que ajudam a criar uma confiança entre as partes", disse o secretário de Estado norte-americano. John Kerry. Ele acrescentou que as potências mundiais que dão apoio às negociações - Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Turquia e Irã - planejam se reunir no dia 11 de fevereiro para resolver questões levantadas durante a primeira rodada de negociações. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente