Participamos do

Litoral da Guiana Francesa está em alerta por epidemia de zika

Conforme autoridades locais, 45 casos foram "biologicamente confirmados, e 160 suspeitos dentre os quais quatro mulheres grávidas"
18:06 | Jan. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O litoral da Guiana Francesa passou para a fase epidêmica do zika vírus - anunciaram nesta segunda-feira, 25, as autoridades locais, detalhando que 45 casos foram "biologicamente confirmados, e 160 suspeitos dentre os quais quatro mulheres grávidas".
Os principais locais ligados ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também responsável pela dengue e do chikungunya são "a ilha de Caiena, Kourou, e o oeste", Saint-Laurent du Maroni e Mana, explicou o representante do estado francês, Martin Jaeger, durante coletiva de imprensa na administração de Caiena.
As autoridades de saúde tomaram a decisão de entrar em fase de epidemia no departamento francês da Amazônia com mais de 244.000 habitantes.
"Os números são certamente subestimado pois 80% dos pacientes não apresentam sintomas", alertou Christian Meurin, diretor da Agência Regional de Saúde.
O zika vírus gera preocupação entre as grávidas, já que pode estar associado a um surto de casos de microcefalia entre os recém-nascidos cujas mães foram infectadas durante a gestação.
Nesta segunda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o vírus deve atingir todo o continente americano, com exceção do Canadá e Chile. O vírus já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, afirma a OMS em um comunicado.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente