Líder da Catalunha diz que convocará eleições, se não obtiver apoio até domingoNotícias do Mundo
PUBLICIDADE
Notícias


Líder da Catalunha diz que convocará eleições, se não obtiver apoio até domingo

13:05 | 05/01/2016
O presidente regional da Catalunha, Artur Mas, anunciou nesta terça-feira que convocará novas eleições regionais, caso não seja fechado um acordo nos próximos dias para reelegê-lo para governar a poderosa região do nordeste da Espanha. Mas, que tem como promessa garantir a independência da Catalunha até 2017, disse que os legisladores catalães têm até este domingo para entrar em um acordo e apoiá-lo, do contrário ele convocará uma nova eleição.

O partido conservador governista Convergencia, integrado por Mas, e a Esquerra Republicana de Catalunya (Esquerda Republicana da Catalunha) uniram forças sob a aliança Junts pel Si (Juntos pelo Sim) na eleição regional de setembro, na qual conseguiram 62 das 135 cadeiras da Câmara catalã. As siglas necessitam, ainda, do apoio dos dez representantes da Candidatura d'Unitat Popular (CUP), um grupo de ultraesquerda, para garantir uma maioria funcional para o Mas e avançar com a campanha pela independência. A CUP, porém, se nega a apoiar Mas.

Nesta terça-feira, o presidente catalão disse que não haverá novas ofertas para a CUP se aliar aos governistas. Fonte: Associated Press.

TAGS