Participamos do

Irã pode satisfazer exigências do acordo nuclear nos próximos dias, diz Kerry

16:15 | Jan. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo iraniano pode cumprir com as exigências do acordo nuclear nos próximos dias, disse hoje o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o que deve levar os Estados Unidos e outras nações a suspender bilhões de dólares em sanções contra o país.

Autoridades norte-americanas disseram que o anúncio pode ocorrer já na sexta-feira, ou ainda durante o final de semana. Em Teerã, o vice-ministro das relações Exteriores, Abbas Araghchi, deu declarações no mesmo sentido. "Acredito que ambos os lados irão satisfazer suas partes no açodo até sexta e, até sábado ou domingo, a implementação do acordo pode ser anunciada", disse.

Segundo Araghichi, a Agência de Energia Atômica deve atestar o cumprimento das exigências por parte do Irã na sexta-feira.

O acordo prevê que o Irã envie a maior parte de seu urânio enriquecido para o exterior, assim como desmonte parte de suas milhares de centrífugas usadas para enriquecer o material. A maior parte das restrições dura entre dez e 15 anos.

uma vez que Teerã reduza seu programa nuclear, muitas sanções econômicas poderão ser retiradas. Para os Estados Unidos, isso significa uma suspensão das sanções sobre o petróleo iraniano, bem como sobre suas atividades bancárias e seu comércio.

O governo iraniano espera rapidamente recuperar cerca de US$ 100 bilhões em ativos que foram congelados em bancos no exterior, uma mais que bem vinda ajuda para um país cujo Produto Interno Bruto (PIB) ficou em cerca de US$ 400 bilhões em 2014. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente