Participamos do

Foto de toureiro com bebê gera críticas na Espanha

17:26 | Jan. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Francisco Rivera Ordóñez é criticado por usuários do Instagram depois de publicar foto com a filha no colo durante duelo dele com um bezerro ensanguentado. Fãs de touradas defendem o espanhol.
O toureiro espanhol Francisco Rivera Ordóñez vem sendo alvo de críticas nas mídias sociais depois de publicar uma foto no Instagram segurando sua filha bebê, enquanto luta contra um bezerro ensanguentado.

"A estreia de Carmen, ela é a quinta geração de toureiros em nossa família", escreveu ele na legenda, que termina com a hashtag "#OrgulloDeSangre" (orgulho de sangue), possivelmente aludindo tanto à filha como ao sangue visto no lombo do bezerro.

A imagem revoltou internautas espanhóis e foi publicada apenas dias depois da estreia de um recurso controverso do Facebook que permite aos usuários marcarem imagens de touradas como ofensivas.

No Twitter, a hashtag de Rivera foi usada para criticar tanto o fato de que ele estava pondo em risco sua filha como a prática das touradas. Um usuário chamado Daniel Yagüe Millán comparou Rivera ao cantor Michael Jackson, que quase deixou cair seu filho bebê da sacada de um hotel em Berlim. "Em um caso, eles queriam cadeia [para Jackson] pelo bebê na sacada. No outro, é tradição e olé? A Espanha é diferente."



Já Hugo, de Barcelona, usou de sarcasmo. "Que imagem mais bonita! Para nós o denunciarmos aos serviços sociais"



Defensores das touradas, como Teresa Majeroni, saíram em defesa de Rivera. "Temos que pedir desculpas por levar nossos filhos às touradas? E pela neve também? Que absurdo!"



O post de Rivera no Instagram recebeu comentários de ambos os lados, cerca de 900, ao todo. Um internauta chamou a ação de Rivera de "insanas e irresponsáveis", enquanto muitos outros se centraram na questão das touradas, chamando-as de assassinas.

Os defensores do toureiro ressaltaram que Rivera estava treinando com um bezerro, não com um touro adulto, alegando que era um risco calculado, enquanto outros o felicitaram pela foto. "Não deixe a tradição de família desaparecer", pediu um fã. Mais tarde, Rivera postou uma segunda foto, mostrando seu pai, Antonio Ordoñez, o segurando de forma semelhante, quando ele era criança.



A tourada continua a ser assunto polêmico na Espanha. Uma pesquisa recente mostrou que cerca de 60% dos espanhóis se opõem à prática, um número quase tão alto quanto os 71% entre aqueles com idade entre 16 e 24 anos, mais afeitos às redes sociais.


Autor: Francisco Perez (md)Edição: Alexandre Schossler

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente