Participamos do

Forças de segurança da Índia enfrentam 2 homens armados em base militar

09:35 | Jan. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Tropas das forças de segurança da Índia enfrentam neste domingo pelo menos dois homens armados em uma base militar localizada em área próxima à fronteira com o Paquistão, cerca de 36 horas depois de a mesma base ter sido atacada por um grupo de homens armados. A informação é de Rajiv Mehrishi, alto funcionário do governo indiano.

O ataque ocorrido na manhã de sábado deixou pelo menos 10 pessoas mortas, entre elas seis agentes de segurança e quatro dos integrantes do grupo que realizou a ofensiva. A base fica na cidade de Pathankot, a 32 quilômetros da fronteira com o Paquistão, no Estado de Punjab.

Na manhã deste domingo, as forças de segurança da Índia fizeram buscas para tentar encontrar suspeitos e explosivos na base. Segundo Rajiv Mehrishi, os dois homens encontrados parecem ter sido encurralados e "neutralizados". Os nomes dos homens ainda não foram divulgados pelas autoridades.

Um funcionário do Ministério do Interior da Índia, que pediu para não ser identificado, disse que a análise preliminar do governo sugeriu que o ataque pode ter sido planejado por Jaish-e-Mohammed, ou o Exército de Mohammed, um grupo militante baseado no Paquistão. O grupo não foi capaz de ser contactado.

O ataque de sábado representa um desafio para os recentes esforços de reconciliação entre os vizinhos, historicamente afastados. Ele ocorreu uma semana depois de o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter feito uma visita surpresa ao Paquistão para se encontrar com o seu colega paquistanês, Nawaz Sharif. A viagem foi vista como uma tentativa de dar impulso a uma aproximação preliminar entre os países. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente