Participamos do

Exército do Afeganistão pede urgência de reforço na luta contra o Taleban

10:45 | Jan. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O exército do Afeganistão está lutando contra os militantes do Taleban na província de Helmand, ao sul do país, e está necessitando desesperadamente de reforços, disse o general Abdul Rahman Sarjang, chefe da polícia provincial, acrescentando que as tropas têm enfrentado também sérios desafios na capital de Helmand, Lashkar Gah.

"Nossas forças estão exaustas e precisamos de reforços", disse Sarjang. "Nós precisamos de novos soldados e da policiais porque nossos homens têm lutado diariamente nos últimos dois meses", acrescentou.

A polícia afegã luta nas linhas de frente em todo o Afeganistão, muitas vezes sem os equipamentos de segurança do exército, o que significa alto índice de mortes.

Sarjang disse que estava em contato com as autoridades centrais em Cabul e que estava confiante que novo reforço seria implantado em breve.

A falta de coordenação entre o Exército e a polícia também prejudicou o progresso na luta, disse ele à Associated Press.

O Taleban tem feito ataques em sete distritos - Sangin, Gereshk, Khanashin, Musa Qala, Nawzad, Washer e Marjah - e pelo menos três distritos estão sob ameaça.

Helmand é uma região estratégica para o Taleban, uma vez que faz fronteira com o Paquistão. Além disso, na região cresce grandes quantidades de ópio, que é utilizado para produzir a maior parte da heroína do mundo. A colheita é de até US $ 3 bilhões por ano, e ajuda a financiar o terrorismo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente