Participamos do

EUA, Inglaterra e Espanha confirmam casos do vírus zika

Países dizem que infectados viajaram para países latino-americanos onde a doença se espalha com rapidez. Autoridades americanas estendem o alerta de viagem para que mulheres grávidas evitem destinos na América Latina.
16:22 | Jan. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As autoridades do estado de Nova York, nos EUA, afirmaram nesta sexta-feira, 22, que três pessoas apresentaram resultado positivo para o vírus zika. Todos os infectados teriam viajado para países onde o vírus está se espalhando com rapidez. Os destinos não foram especificados pelo departamento de saúde do estados.

De acordo com o comunicado emitido, uma pessoa está totalmente recuperada e os outros pacientes estão se recuperando sem complicações. De acordo com a pasta, os sintomas do vírus incluindo febre alta, dor nas articulações, erupções cutâneas e olhos avermelhados foram tipicamente leves e duraram até uma semana.

Há casos documentados nos EUA, mas apenas de viajantes que contraíram o vírus no exterior. Não há praticamente nenhum risco de adquirir o vírus zika no Estado de Nova York neste momento, declarou Howard Zucker, comissário de saúde do Estado em um comunicado.

Nesta sexta-feira, as autoridades de saúde americanas estenderam, de 14 para 22 países, o alerta de viagem para que mulheres grávidas evitem destinos na América Latina e Caribe devido ao vírus zika, responsável pelo aumento de casos de microcefalia em bebês da região.

Já a Inglaterra afirmou que três pessoas foram diagnosticadas com o vírus. De acordo com o Departamento de Saúde Pública, todos voltaram de viagens realizadas a Colômbia, Suriname e Guiana Francesa.

Por sua vez, a Catalunha, uma região autônoma da Espanha, disse que duas mulheres de origem sul-americana foram diagnosticadas com o vírus no final de 2015, quando retornaram de viagem da América Latina.

 

DW

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente