Participamos do

Espanhóis não querem novas eleições

De acordo com uma pesquisa dão instituto Metroscopia publicada pelo jornal El País caso houvesse novas eleições, os resultados seriam semelhantes aos de dezembro
12:05 | Jan. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A maioria dos eleitores espanhóis se opõem à realização de novas eleições para resolver o impasse político causado por uma eleição geral que não deu resultados conclusivos, e preferem que as partes formem uma coalizão - segundo uma pesquisa divulgada neste domingo ,17.

Caso houvesse novas eleições, os resultados seriam semelhantes aos de dezembro, embora o novo partido anti-austeridade Podemos roubasse o segundo lugar dos socialistas, de acordo com uma pesquisa dão instituto Metroscopia publicada pelo jornal El País.

A pesquisa telefônica, realizada entre 12 e 14 de janeiro, com uma amostra de 1.200 pessoas e uma margem de erro de 2,9%, aponta que apenas 33% dos eleitores querem novas eleições, enquanto 61% preferem um acordo entre as partes.
O PP ganharia a maioria dos votos se houvesse novas eleições, com o apoio de 29% dos votos, um pouco maior do que os 28,7% registrados em dezembro.

Podemos, próximo ao Syriza, no poder na Grécia, chegaria em segundo com 22,5% de apoio, acima dos 20,7% que obteve há um mês.

O Partido Socialista acabaria em terceiro, com 21,1% dos votos frente aos 22% obtidos em dezembro, e o Ciudadanos ficaria novamente em quarto lugar, com 16,6%, frente a 13,9% de dezembro.

O conservador Partido Popular (PP) do presidente Mariano Rajoy conseguiu 123 dos 350 assentos nas eleições de 20 de dezembro, obtendo o maior número de deputados mas ficando longe da maioria absoluta.

Os socialistas ficaram em segundo, com 90 assentos, enquanto as novas formações, Podemos e Ciudadanos, ganharam ambos 109 lugares, acabando com décadas de bipartidismo na Espanha e deixando ao mesmo tempo um panorama de ingovernabilidade no país, já que é complexa a formação de uma maioria governamental.

O Rei de Espanha, Filipe VI, vai iniciar consultas na segunda-feira com os líderes dos partidos políticos representados no parlamento para tentar ajudar a quebrar o impasse.


AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente