Participamos do

Escritórios do governo em Washington seguem fechados nesta segunda-feira

08:15 | Jan. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os escritórios do governo em Washington ficarão fechados nesta segunda-feira para limpeza das ruas, após uma forte nevasca provocada pela tempestade Jonas atingir o leste dos EUA no fim de semana, informou o Gabinete de Gestão de Pessoal dos EUA.

O gabinete disse ainda que pessoas que trabalham em setores de emergência e funcionários que trabalham em casa devem seguir as políticas de suas agências. O governo fechou os escritórios ao meio-dia de sexta-feira antes da tempestade.

A histórica tempestade cobriu de neve o leste do país na sexta-feira e sábado, paralisando cidades como Nova York e Washington, afetando 85 milhões de pessoas, ou seja, 25% da população do país. Ao menos 30 pessoas morreram em diversos estados retirando a neve em frente de casa ou respirando monóxido de carbono dentro de carros que ficaram cobertos de neve.

Os funcionários do metrô em Washington disseram que planejam retomar o transporte ferroviário e de ônibus aos poucos na manhã desta segunda-feira. Os monumentos nacionais, como o Capitólio e os museus do Instituto Smithsonian, não abriram as portas.

A nevasca também afetou estados mais ao sul, como Arkansas, Tennessee, Kentucky, Carolina do Norte, Virginia Ocidental e Virginia.

Em Nova York, todos os shows da Broadway foram retomados no domingo depois que autoridades do estado suspenderam a proibição de viagens. Da mesma maneira, todo o serviço ferroviário de Nova York foi retomado na tarde de domingo.

A tempestade despejou 68 centímetros de neve no Central Park de New York, a segunda maior acumulação da história, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. O Aeroporto Internacional de Newark registrou mais de 71 centímetros, e o Aeroporto Internacional John F. Kennedy recebeu 77,5 centímetros de neve, segundo o serviço de meteorologia. A neve parou de cair em Nova York pouco depois das 10 horas de sábado no horário local.

Apesar da rotina começar a voltar aos poucos, autoridades têm alertado para que as pessoas não saiam de casa sem necessidade, uma vez que as estradas continuam escorregadias, alguns semáforos e serviços de transporte estão danificados e montes de neve ainda precisam ser retirados das ruas.

Após 12 mil voos serem cancelados durante o final de semana por causa da tempestade de neve, algumas companhias começaram a retomar as viagens, mas os horários seguem desordenados. Alguns serviços de trens em Washington e Nova York seguem paralisados. Fonte: Associated Press

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente