Cientistas descobrem sistema solar mais amplo do universo

Sistema é composto por um planeta, até 15 vezes maior do que Júpiter, e uma estrela. Devido à enorme distância entre ambos, planeta leva quase um milhão de anos para completar órbita em torno de estrela.
18:37 | Jan. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Astrônomos anunciaram nesta quarta-feira, 27, a descoberta do sistema solar mais amplo conhecido do universo. Ele é formado por um planeta enorme que leva quase um milhão de anos para completar a órbita em torno de estrela.

Durante muito tempo, cientistas acreditavam que o planeta, chamado de 2MASS J2126-8140, era interestelar, ou seja, um planeta sem sistema solar próprio, mas agora os astrônomos descobriram que esse corpo celeste orbita em torno de uma estrela que fica a cerca de um trilhão de quilômetros de distância. Ambos se movem juntos pelo espaço e estão localizados a cerca de 104 anos-luz do nosso Sol.

"Esse é o sistema planetário mais amplo já encontrado até agora e seus dois membros já são conhecidos há oito anos", afirmou o autor do estudo Niall Deacon, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, acrescentando que ninguém havia relacionado ambos antes.

O planeta e sua estrela, conhecida como TYC 9486-927-1, estão a cerca de 6,9 mil unidades astronômicas de distância, sendo essa distância aproximadamente três vezes maior do que a do sistema solar que era considerado, até então, o mais amplo já conhecido.

Se o planeta estivesse orbitando no nosso sistema solar, por exemplo, ele estaria localizado depois de Plutão, no meio da nuvem de Oort, nos limites dessa formação. Uma volta completa em torno de sua estrela dura cerca de 900 mil anos. Em toda a sua existência, o planeta teria completado apenas 50 voltas.

"Nos surpreendemos muito ao encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe de sua estrela-mãe", afirmou o co-autor do estudo Simon Murphy, da Universidade Nacional da Austrália.

Estima-se que o 2MASS J2126-8140 tenha uma massa de 12 a 15 vezes maior do que a de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.

CN/afp/efe